APRESENTAÇÃO

O Brasil apresenta uma diversidade cultural muitas vezes desconhecida por grande parte da população. Dentre as manifestações populares existentes em nosso país há o maracatu do baque virado – ou maracatu-nação – desenvolvido, tradicionalmente, no estado de Pernambuco.

Seu mais remoto registro data de 1711, em Olinda.

Atualmente, o maracatu corresponde a um universo extremamente rico em termos estéticos, rítmicos, históricos e comunitários. Envolve dança, música, canto, alegria, ritual e, principalmente, um enorme envolvimento emocional-comunitário.

2 comentários em “APRESENTAÇÃO”

  1. Oi Arlene tudo bem??

    meu nome é Sonia e participo do grupo de maracatu na zona leste, chamado Porto de Luanda, nossas oficinas acontecem aos sabados ás 14hs na escola milton cruzeiro localizado na Av. Campanela em frente a praça dos professores, próximo ao metro Itaquera, será um prazer recebe-la.

    Axé..

  2. Boa noite à todos vcs,por curiosidade entrei no site de vcs pois à algum tempo venho demonstrando interesse em entrar em algum grupo de maracatu,pois aparenta ser uma coisa muito bacana onde poderei fazer novas amizades e me soltar mais quanto à emoções! é dificil encontar um grupo aqui na zona leste,só encontrei em pinheiros!! Como faço para me inscrever no grupo,onde são os ensaios,preciso de informações!!! Obrigada à todos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *