ORIGEM DO MARACATU

O maracatu é um folguedo criado pelos negros no Brasil.

Sua origem está relacionada às festas em honra dos Reis Magos que foram instituídas no Brasil pelos missionários catequistas, que encontraram aqui nações distintas que caracterizavam aquelas figuras da história do Nascimento de Jesus. Verificou-se que aí havia um ponto para a conversão dos elementos indígenas e negros à fé cristã: o Rei Bronzeado para os caboclos, o Rei Negro para os negros e o Rei Branco como elemento de adoração dos portugueses.

O Rei Negro era Baltazar e a ele seguiram-se adeptos, em sua grande maioria da etnia negra, e em seus cortejos são encontradas as origens do nosso atual maracatu de baque virado ou nação.

Sendo assim, o maracatu surgiu a partir da criação da Instituição Mestra através da qual a Coroa Portuguesa “autorizava” os negros, escravos ou libertos, a elegerem seus reis e rainhas. Essa cerimônia católica de coroação do Rei e Rainha do Congo acontecia no dia de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. O maracatu era então designado como Nação, isso porque a escolha dos reis era feita de acordo com as diferentes etnias africanas trazidas ao Brasil.



13 comentários em “ORIGEM DO MARACATU”

  1. curto bastante a dança do maracatu era então designado como nação, isso porque a escolha dos reis era feita de acordo com as diferentes etnias africanas trazidas ao brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *